domingo, 7 de março de 2010

O átomo

Como o átomo foi descoberto?

Esse negocio de átomo vinha de muito antes do que nós pensamos
Por volta de 400. a.C ,dois homens chamado Démocrito e Leucipo imaginaram que de tanto dividir a matéria ela chegaria a uma parte que não daria para dividir mais,então denominaram essa "menor parte da matéria "de átomo,e eles imaginavam que o átomo era uma esfera indivisível,impenetrável e invisível, isso ficou só na teoria.
Bem mais tarde , por volta de 1807 ,surgiu o Dalton com sua teoria sobre o átomo que superou o conceito antigo dos gregos
Ele já imaginou o átomo como uma esfera com massa definida e propriedades características.Resumindo, todas as transformações químicas poderiam ser explicadas pelo arranjo dos átomos.
Um tempinho depois chegou o thomson e fez alguns testes químicos e elétricos e daí que ele descobriu o életron.A descoberta dele fez com que a teoria de Dalton ficasse superada,

e em 1911 , Rutherford fez uma expêriencia muito importante que veio alterar e melhorar profundamente a visão do modelo atómico. Resumidamente, a experiência consistiu no seguinte: um pedaço de metal que emitia partículas alfa (positivas) que atravessava um lâmina finíssima de ouro. Rutherford observou que a maioria das partículas alfa atravessa a lâmina de ouro como se fosse uma peneira; apenas algumas partículas desviavam ou até mesmo retrocediam.Rutherford viu-se obrigado a admitir que a lâmina de ouro não era constituída por átomos maciços .diferente de thomson e Dalton.Ele achou que o nucleo seria formado por núcleos pequenos,densos e em um grande espaço vazio.
Enfim, o átomo veio sendo descoberto desde da antiguidade e vem sendo aprimorada ao decorrer do tempo,e com certeza ainda existem coisas a serem descobertas a cerca do tão misterioso átomo

Curiosidades sobre física

Antes de começar uma matéria bruta( eu partculamente odeio) vamos mostrar o lado legal e curioso sobre a fisica.
1.Se o sol fosse feito de bananas seria tão quente quanto o normal.
O sol é quente(como se ninguem soubesse disso) A temperatura do astro se deve ao seu assombroso peso de bilhões de bilhões de toneladas, que cria uma enorme gravidade, colocando o seu centro sob uma enorme pressão. Assim como uma bomba para encher pneus de bicicleta esquenta quando é pressionada, porque a pressão aumenta a temperatura. Enorme pressão leva a uma enorme temperatura. Se, em vez de hidrogênio, o sol fosse feito de bilhões de toneladas de bananas e ficasse flutuando no espaço, ele criaria tanta pressão, e teria uma temperatura tão alta quanto o sol normal. A única diferença seria que o sol de bananas esfriaria rapidamente, pois o sol queima há bilhões de anos devido à fusão do hidrogênio.
2.
Toda a matéria que forma toda a raça humana poderia caber em uma colherinha.
Imagine que o núcleo de um átomo é do tamanho de uma laranja, então significa que os elétrons o estariam circulando a 20km de distância. Tudo o que há entre o núcleo e os elétrons é espaço vazio. Na realidade, os átomos são constituídos por 99.9999999999999% de espaços vazios. Se todos os átomos fossem colocados juntos, retirando todo o espaço entre eles, espremendo-os para que apenas a parte preenchida ficasse comprimida em um núcleo, uma única colher de chá de açúcar da massa resultante seria equivalente a aproximadamente dez vezes o peso de todos os humanos que existem atualmente

3.Uma partícula pode afetar outra do outro lado do universo, instantaneamente.

Quando um elétron encontra um “gêmeo” de anti-matéria, um pósitron, os dois se aniquilam em uma pequena liberação de energia. Dois fótons são liberados a partir da explosão.

Partículas sub-atômicas como fótons e quarks têm uma qualidade chamada de “spin”, o que significa que parece que eles se comportam como se estivessem girando. Quando dois são criados ao mesmo tempo, a direção do spin de um deles tem que cancelar o outro, e cada um passa a girar em uma direção. Devido à imprevisibilidade do comportamento quântico, é impossível dizer qual irá girar no sentido horário e qual irá girar no sentido anti-horário, e até que o spin de algum seja observado, pode-se dizer que eles giram para os dois lados, simultaneamente.
Quando uma partícula deste tipo é observada, ela estará girando em algum dos dois sentidos, e, não importa para qual lado ela vá, a sua “gêmea” começará a girar para o lado oposto instantaneamente, mesmo que isso ocorra do outro lado do universo. Este fenômeno foi demonstrado por cientistas, que mostraram o acontecimento a diversos quilômetros de distância de um laboratório, não do outro lado do universo.